quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Palestra “Connections Between Cinema and Literature”


O Departamento de Estudos Ingleses e Norte-americanos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho promove a palestra “Connections Between Cinema and Literature” conduzida pelo poeta, dramaturgo, guionista e tradutor norte-americano James Ragan.

Local: Auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas
Data: 19 de outubro de 2012, pelas 14 horas.




Breve resenha biográfica do palestrante:

James Ragan, para além de ser autor de vários livros de poesia, (In the Talking Hours, Womb-Weary, The Hunger Wall, Lusions, Selected Poems, Too Long a Solitude, The World Shouldering I) é co-editor dos Collected Poems: 1952-1990 de  Yevgeny Yevtushenko.
James Ragan possui vários doutoramentos honoris causa, foi premiado com o Emerson Poetry Prize e nomeado oito vezes para o Pushcart Prize. É, também, membro honorário da Academia Russa de Ciências Naturais.
Por designação do presidente Vaclav Havel, ocupa, desde 1992, o lugar de poeta residente da Charles University de Praga.
Durante 25 anos, Ragan dirigiu o programa de escrita da University of Southern California.
Colaborou com a indústria cinematográfica de Hollywood sendo guionista, entre outros, do  filme “The Voyager” (1991). O seu nome está, também, associado a clássicos como “The Godfather” e “The Deer Hunter”.
Mais recentemente, recebeu o Kieslowski Award de guionismo em Cannes. Neste momento, a televisão pública eslovaca encontra-se a realizar um documentário sobre a sua vida intitulado “Flowers and Roots”, a estrear em 2013.
Em 1996, a revista BUZZ considerou-o “como uma das 100 personalidades mais interessantes de Los Angeles.”

Sem comentários:

Enviar um comentário