quarta-feira, 18 de julho de 2012

VII Curso de Verão - Círculo de Saberes 2012 - Braga

Local: Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar - Braga
Datas: entre quinta-feira, 19-07-2012 e sábado, 21-07-2012

Durante os próximos dias 19 a 21 de Julho tem lugar o VII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2012, NOVAS E VELHAS DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS: OUTROS DILEMAS E DESAFIOS PARA EDUCADORES E COMUNIDADES? orientado por Almerindo Afonso, Carlos Estevão, Emília Vilarinho, Fátima Antunes, Virgínio Sá. Esta iniciativa é dirigida a professores, técnicos de educação, responsáveis autárquicos, docentes e formadores, membros de órgãos de Direcção e Gestão de Escolas e Agrupamentos, pais e encarregados de educação, animadores educativos e culturais, dirigentes associativos e sindicais envolvidos na educação.
Objetivos do curso:

- Discutir os conceitos de exclusão e de desigualdades nos trabalhos de investigação de alguns sociólogos, e problematizar as suas implicações para o campo da educação e da acção pedagógica
- Examinar lógicas e processos mobilizados pelas escolas nos momentos em que efectivam decisões organizacionais, nomeadamente, quanto à constituição das turmas e à gestão de determinados recursos.
- Analisar certas estratégias de investimento escolar das famílias, materializadas, por exemplo, em 'escolhas' diversas e no recurso a 'explicações'.
- Problematizar o papel das políticas educativas municipais, no quadro da transferência de poderes para o nível local e identificar novos modos de governo da educação.
- Analisar as potencialidades e constrangimentos de políticas e dinâmicas sócio-educativas municipais e locais, comprometidas com a prestação de um serviço público de educação formal e de educação não-formal, numa perspectiva de educação ao longo da vida e de desenvolvimento local.
- Debater diferentes gramáticas de justiça educativa, tendo em consideração sobretudo as tensões e os dilemas com que o conceito de justiça social se confronta actualmente, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista normativo.


Mais informação aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário